Sex, 02 de Março de 2012 13:56
“Mais do que uma comemoração, o voto feminino é motivo de luta, já que não conseguimos alcançar ainda os objetivos defendidos pelas operárias têxteis que ocuparam uma fábrica de Nova Iorque e morreram queimadas em 1857”, afirmou Janete Pietá. Ela disse que as mulheres continuam reivindicando a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais; a melhoria na qualidade de vida da mulher no trabalho, e a igualdade salarial entre homens e mulheres.
Programação - Na próxima terça-feira (6) será realizado Seminário em Comemoração ao Dia 8 de março das 14h às 18h, no Auditório Nereu Ramos. Participam da abertura dos trabalhos, as ministras da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, entre outros convidados.
A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) coordenará a Mesa de debate sobre o Lançamento do Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2012- “Igualdade de Gênero e Desenvolvimento”. A palestra será feita por Otaviano Canuto, vice-presidente do Departamento de Redução da Pobreza e Gestão Econômica do Banco Mundial. A senadora Ângela Portela (PT-AC) será uma das debatedoras.
Os 80 anos do Voto Feminino e a Reforma Política será o tema do segundo debate, com a participação da deputada Erika Kokay (PT-DF), da senadora Ana Rita (PT-ES). No mesmo dia às 19h30min, as parlamentares participam da abertura da Exposição: 80 anos do Voto Feminino, na galeria do corredor do Plenário.
Na quarta-feira (7), às 10h , o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), e o Diretor do Banco Mundial para o Brasil, Mahktar, assinam acordo de Cooperação do Fundo de Desenvolvimento Institucional, no salão nobre. O Programa do Fundo de Desenvolvimento Institucional do Banco Mundial premiou com US$ 300 mil (cerca de R$ 516 mil ) o projeto Fortalecimento da Capacidade Institucional da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados.
No dia 13 de março será realizada sessão solene do Congresso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A presidenta Dilma Rousseff será uma das agraciadas com o diploma Mulher Cidadã Bertha Luz pelos serviços prestados ao País na defesa dos direitos femininos. A sessão está prevista para às 10h no Plenário do Senado Federal. O lançamento interno do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça será realizado no dia 20 às 15h, no Salão Verde da Câmara.
Ivana Figueiredo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário