segunda-feira, 14 de maio de 2012

17 de Maio - Dia internacional contra a Homofobia, a Lesbofobia e Transfobia (IDAHO)


homofobia
Milhões de pessoas comemoram IDAHO 2012 em todo o mundo

A apenas três dias para o Dia Internacional contra a Homofobia, a Lesbofobia e a Transfobia (IDAHO, na sigla em inglês), que comemora em 17 de maio próximo, tem-se mostrado um apoio sem precedentes por parte de ativistas e organizações do mundo inteiro, em uma demonstração global de solidariedade pela eliminação da perseguição e da discriminação contra as pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e pessoas trans) que lamentavelmente ainda é prática comum em muitos países. Em todos os continentes, milhões de pessoas estão se mobilizando para comemorar o DIA, em que espera-se que mais de 100 países realizem todo tipo de eventos, ações e atividades.

Em alguns países onde ainda vigoram legislações e práticas que condenam pessoas por sua orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, ativistas estão assumindo uma postura desafiante, e ao fazê-lo colocam em risco inclusive suas próprias vidas em busca de mudanças. Em Camarões, por exemplo, onde a mobilização é particularmente difícil e perigosa, as organizações de direitos humanos desenvolveram com valentia um amplo programa de ação na cidade de Yaundé, que inclui um seminário para ativistas LGBT, uma conferência pública com fóruns temáticos e uma noite cultural.

Ativistas de alguns países comemoram com orgulho o primeiro IDAHO de sua nação – é o caso da Birmânia e do Haiti, países tradicionalmente hostis em relação a pessoas LGBT, onde grupos realizarão diversos eventos este ano, como marchas e atividades culturais.

Ressaltando a importância da igualdade de direitos para as pessoas LGBT, a Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, gravou um vídeo para o IDAHO deste ano, que pode ser visto em: http://www.dayagainsthomophobia.org/UN-High-Commissioner-for-Human,1467 . Ela faz um chamado pela eliminação das leis discriminatórias e práticas discriminatórias, e pedindo aos países que “castiguem a violência e o ódio, não o amor”.

Os países da América Latina não são excessão nesta comemoração global. Argentina, Bolivia, Brasil, México, Paraguai, Peru, Equador e Chile são alguns dos países em que haverá atividades em razão do IDAHO, com muitas e diversos tipos de ações.

Este ano, o tema de IDAHO está enfocado na luta contra a discriminação NA e ATRAVÉS DA educação, confrontando o impacto devastador do bullying homofóbico, lesbofóbico e transfóbico nas escolas. No marco desta campanha, numerosas iniciativ foram planejadas e estão sendo realizadas, abarcando desde concursos e todo tipo de eventos entre estudantes e comunidad educativas até pesquisas, painéis, lançamentos de publicações, entre outras, realizados pela mais ampla gama de organizações qu vão desde grupos LGBT até sindicatos de docentes, universidades e instituições estatais.

Entre as dezenas de atividades sendo realizadas na região durante o mês de maio, a Legislatura da cidade de Buenos Aires aprovou a declaração de interesse educativo da iniciativa da Comunidade Homosexual Argentina (CHA) em relação à campanha Lição Idaho (http://www.dayagainsthomophobia.org/Leccion-IDAHO-declarada-de-interes,1505). No Peru, a Rede Peruana TLGB fará uma coletiva de imprensa sobre as atividades de IDAHO no país, onde autoridades públicas e ativistas apresentarão seus posicionamento contra a homofobia, o bullying homofóbico e transfóbico nas escolas e as terapias reparativas da diversidade sexual (http:/www.dayagainsthomophobia.org/Evento-de-IDAHO-en-Peru-reune,1504).

Para conhecer a lista completa de atividades e recursos disponíveis, pode-se acessar nosso website em www.dayagainsthomophobia.org, e nossa campanha especial no Facebook, chamada “Vozes Globais contra o Bullying Homofóbic Lesbofóbico e Transfóbico”, em https://www.facebook.com/VocesContraElBullying.

Para maiores informações, entre em contato conosco pelo endereço media@dayagainsthomophobia.org

Contatos para a mídia:

Internacional :
Joel Bedos (Inglês, Francês e Alemão) + 33 664715921 o jbedos@dayagainsthomophobia.org
América Latina: Jandira Queiroz (Espanhol, Português, Inglês) + 55 21 81163791; ou Fernando D’Elio (Espanhol e Inglês) + 54 11 49420664
Asia : Robbie Garner + 63 9184354582 (Inglês)
USA : Ryan Olson + 1 303 5878126 (Inglês)


Clique aqui para ver o pdf: 17 de Maio - Dia internacional contra a homofobia e transfobia (IDAHO)
Assistam o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=bGPKN7to__I

Nenhum comentário:

Postar um comentário