segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dilma anuncia medidas e atos defendem indústria

Estímulos do governo à indústria são esperados para esta terça, mas sindicalistas continuarão pressionando contra a timidez das medidas. Na quarta, haverá Grito de Alerta em São Paulo e Curitiba. Manifestações já estáo previstas até maio.
02/04/2012


Grito de Alerta em Porto Alegre

Grito de Alerta em Porto Alegre
Nesta terça-feira (03/04), a presidente Dilma deverá anunciar medidas tributárias de estímulo à indústria de transformação. De acordo com informações do jornal Valor Econômico, fabricantes de nove setores devem ter a folha de pagamento desonerada em troca de uma contribuição previdenciária de 1% sobre o faturamento bruto, já descontados os valores de exportação. A indústria também passará a contar com um BNDES "reforçado", segundo informou ontem ao Valor uma fonte da área econômica, que trabalhou nas medidas no fim de semana. O governo pode anunciar o repasse de R$ 25 bilhões a R$ 30 bilhões do Tesouro Nacional ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) amanhã, e também reduzir a taxa de juros do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).
Os técnicos do governo trabalhavam no fim de semana em duas outras frentes de medidas, que podem reforçar o pacote de estímulos. O Ministério da Fazenda termina o novo regime automotivo, que contempla cortes da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para fabricantes que investirem em inovação e ampliação da mão de obra. As novas regras serão apresentadas hoje aos empresários das montadoras pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O novo regime automotivo foi costurado entre os técnicos da Fazenda e dos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Desenvolvimento (MDIC). A dúvida na área econômica no fim de semana é se as novas regras já serão divulgadas amanhã.
O governo federal também prepara medidas envolvendo o corte de alguns pontos percentuais na alíquota de 9,75% de PIS/Cofins recolhida pela indústria. A medida, se for finalizada a tempo do pacote de amanhã, deve contemplar alguns dos nove setores que terão a folha de pagamento desonerada.
Os quatro setores que já contam com a contribuição previdenciária que incide sobre a folha de pagamentos zerada terão a alíquota sobre o faturamento reduzida.
O Grito de Alerta nos Estados
O anúncio ocorre um dia antes da manifestação “Grito de Alerta” em defesa da indústria nacional que será realizada por empresários e centrais sindicais, em São Paulo, e no mesmo dia de ato em Curitiba (PR).
Segundo o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT/SP), também presidente da Força Sindical, o movimento Grito de Alerta é o reforço de uma luta que o movimento sindical faz há vários anos em prol de uma política econômica mais progressista, que diminua os juros da economia e garanta mais desenvolvimento e empregos ao país.
“Nós, sindicalistas, ao lado dos industriais, consideramos tímidas as medidas e estamos pressionando o governo por ações mais incisivas. Não podemos mais aceitar que este país continue a reboque dos grandes especuladores, em detrimento do crescimento e da qualidade de vida da população”, critica o parlamentar.
As manifestações contra a desindustrialização no Brasil começaram no dia 26 de março, com ato em Porto Alegre (RS). Santa Catarina também realizou ato conjunto entre empresários e trabalhadores no dia 28 último. Próximas manifestações: 13 de abril em Manaus e 10 de maio, em Brasília
Leia também Manifesto Brasil Inteligente e confira próximas manifestações do Grito de Alerta
03 de abril: Paraná – CuritibaHorário: 14h
Local: em frente à Bosh
Endereço: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1800

04 de abril: São PauloHorário: 10h
Local: Estacionamento da Assembleia Legislativa
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201

13 de abril: ManausHorário: 18h
Local: Arena Povos da Amazônia
Endereço: Distrito Industrial

10 de maio: Brasília

(Com informações de Valor Econômico e Imprensa – SEESP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário