terça-feira, 17 de abril de 2012

Escola Milton Santos de Agroecologia lançará "Dicionário da Educação do Campo" em Maringá

Estamos convidando a todos e todas para o lançamento, em Maringá, do DICIONÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 
O lançamento será realizado no dia 24 de abril (terça-feira), às 19 horas, na UEM, bloco H-12, Sala Paulo Freire.

Haverá um breve debate sobre a Educação do Campo com os companheiros da Escola Milton Santos e, logo em seguida, uma breve reunião com amigos e apoiadores da Escola Milton Santos e do MST acerca da comemoração do aniversário dos 10 anos da escola.
Contamos com a colaboração de todos e todas para a divulgação e participação nesta atividade. Nos colocamos a inteira disposição para maiores esclarecimentos pelos telefones 3266-6609 e 9995-3991 ou pelo e.mail: cappems@gmail.com
                  Saudações fraternas
Escola Milton Santos – Coordenação Político-Pedagógica

A publicação, fruto de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a Via Campesina Brasil, visa contribuir para a educação nas escolas rurais.
A produção do dicionário foi feita de forma voluntária e coletiva por pesquisadores e especialistas em diversos temas, além de militantes de movimentos sociais.
 Os principais temas e assuntos que preocupam os professores em salas de aula nas escolas do meio rural foram reunidos na publicação, seguidos de explicações e cometários de especialistas.
 Além disso, ao final de cada tema há referências bibliográficas para pesquisas. O trabalho de produção do dicionário envolveu 107 autores.
 O primeiro volume do Dicionário da Educação do Campo, que possui 113 verbetes distribuídos em 800 páginas, já está disponível nos sites da Fiocruz (http://www.epsjv.fiocruz.br/) e da Editora Expressão Popular (www.expressaopopular.com.br).
 Na publicação podem ser encontrados temas como: questão agrária, agrotóxicos, soberania alimentar, segurança alimentar, renda da terra, educação do campo, pensamento de Paulo Freire, movimentos sociais no campo, educação bancária, agricultura, agroecologia, entre outros.
 A previsão é de que o coletivo de pesquisadores, especialistas e militantes continue trabalhando para que até o final deste ano seja lançado o segundo volume do dicionário.

O DICIONÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO é uma elaboração coletiva cujo principal objetivo é o de apresentar para debate uma síntese da compreensão teórica e prática da Educação do Campo.
Os verbetes selecionados referem-se a conceitos ou categorias que expressam, na perspectiva dos movimentos sociais camponeses e de suas lutas, os fundamentos filosóficos e pedagógicos da Educação do Campo, articulados em torno dos eixos:
- campo,
- educação,
- políticas públicas e
- direitos humanos

 Esta primeira edição do Dicionário inclui 113 verbetes e envolveu 107 autores em sua produção. O Dicionário, embora tenha sido elaborado a partir de eixos, foi organizado pelos verbetes em ordem alfabética, pelo entendimento de que essa visão intereixos é pedagogicamente mais fecunda para o objetivo que temos de firmar uma concepção de abordagem ou de tratamento teórico e prático da Educação do Campo.
Trata-se de obra dirigida a educadores das escolas do campo, pesquisadores da área da educação, estudantes do ensino médio à pós-graduação, integrantes dos movimentos sociais e lideranças sindicais e políticas comprometidas com as lutas da classe trabalhadora.
 
Organizadores:
Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto
Número de páginas:788
ISBN: 978-85-7743-193-9
Editora: Expressão Popular
Categoria: Educação
Preço: R$ 50,00

Acompanhe evento no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário