terça-feira, 10 de abril de 2012

Requerimento para criação da CPI dos Caça-Níqueis obtém 181 assinaturas


Foto: J.Batista/Ag.Câmara | 20.mar.2012


Presidente da Câmara, Marco Maia, recebe o requerimento para criação de uma CPI, para apurar o envolvimento de parlamentares com Carlinhos Cachoeira - dep. Delegado Protógenes (PCdoB-SP), presidente Marco Maia, dep. Dr. Rosinha (PT-PR), dep. Chico Alencar (PSOL-RJ)     
Da Agência Câmara de Notícias
O deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP) conseguiu reunir 181 assinaturas (dez a mais que o necessário) para propor a criação da CPI dos Caça-Níqueis.
O requerimento foi entregue nesta terça-feira ao presidente da Câmara, Marco Maia, e no momento aguarda análise jurídica da Secretaria-Geral da Mesa Diretora. Acompanharam o deputado Protógenes, no ato de entrega, os deputados Dr. Rosinha (PT-PR) e Chico Alencar (Psol-RJ).
Conforme a proposta, o objetivo da comissão é investigar denúncias de envolvimento de parlamentares com o suposto contraventor Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal sob acusação de explorar jogos ilegais em Goiás.
Protógenes afirmou que é preciso investigar os indícios de que alguns parlamentares estão sendo monitorados por escutas ilegais e também a denúncia de que há parlamentares envolvidos com o crime organizado.
“Conforme noticia toda a mídia nacional, a Policia Federal, cumprindo ordem judicial, na chamada Operação Monte Carlo, prendeu em Goiás integrantes de uma grande organização criminosa que operava com contravenção do jogo de bicho, caça-níquel e corrupção em larga escala de autoridades civis, policiais e políticos”, diz Protógenes.
Segundo ele, o grau de infiltração do crime organizado nos Poderes da República é tão grande que se constitui uma verdadeira ameaça ao Estado Democrático de Direito.
Pressupostos
O Regimento da Câmara exige, como pressupostos para a criação de CPIs, a apuração de fato determinado e prazo certo. Se a assessoria jurídica da Mesa considerar que o pedido satisfaz essas exigências, o presidente da Câmara assinará o ato de criação da comissão e pedirá aos líderes partidários que indiquem seus integrantes. Depois que os integrantes forem indicados, a comissão poderá ser instalada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário